Publicada em 21/10/2016
A XIII Fenatrigo sediou o Fórum Regional de Solo e Água, evento promovido pela Emater em parceria com a Feira, CCGL e Unicruz, que faz parte das atividades previstas no Programa de Conservação, de Solo e Água do Rio Grande do Sul. Na abertura do evento, o Presidente da Feira João Paulo Ribas Reis, falou sobre a importância da conservação dos solos para o aumento da produtividade. “Essas discussões engrandecem a Fenatrigo e a Região, quando debatem atitudes que venham a melhorar a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais, além de contribuírem para a conservação do meio ambiente.
O Eng° Agr° M.Sc. José Ruedell, abriu a tarde de discussões falando sobre o plantio direto, como era o estado dos solos na nossa região antes da prática ser adotada, como foi a implementação desse sistema os processos que evolvem a preparação do solo antes do plantio. Na sequência, as 15h30min, três agricultores trouxeram o os relatos das atividades de preservação do solo que desenvolvem em suas propriedades. Edi Verner Jann, Cláudio Macagnan e Vanderlei Neu trouxeram para a discussão a visão do produtor, mostrando a realidade da aplicação dos conceitos do ambiente acadêmico na lavoura.
Segundo o extensionista da Emater e organizador do evento, Gustavo Basso, é muito importante ter um solo estruturado fisicamente e biologicamente para reter água e disponibilizar nutriente às plantas. “Através de um sistema em que a água fica dentro da área agricultável, ela não carrega partículas de solos, de defensivos agrícolas e fertilizantes para os cursos hídricos. Além disso essa boa estruturação do solo faz com que os agricultores sofram menos percas com a seca”.
O evento seguiu a noite, 19h, quando o Eng° Agr° Dr. Edemar V. Streck, da Emater RS, falou sobre o Programa Estadual de Conservação de Solo e Água e as atitudes que o Estado do Rio Grande do Sul para conservar o meio ambiente. O evento encerrou com a participação da Agra Dra Madalena Boeni da FEPAGRO, as 20h, que fez seu relato sobre o trabalho realizado na estação experimental em Júlio de Castilhos nas questões de conservação de solos, retenção e qualidade da água.
Fonte: Assessoria de Comunicação XIII Fenatrigo
Deseja receber informativos em seu e-mail?